Friday, July 13, 2018

Amar é uma pessoa


O amor é algo tênue
Não queremos desperdiçar fôlego
com o que consideramos desnecessário

O amor é algo tênue
Ninguém consegue ver
que, no recôndito do lar,
Estamos infelizes - Isso fica entre mim e você

O amor é algo tênue
Muitos para prover
Transformamos em arte o desmazelo com o que não queremos ver

O amor é algo tênue que tenta nos libertar
Sinto a vida se esvair neste cativeiro

O amor é algo tênue
gritando dentro de mim
Como uma sirene no auge da emergência

O amor é algo tênue (demais)
para que o mundo o perceba
E nos lembre que o coração
jamais abrigará nossos pesares

Cuide de meu amor, enquanto dorme esta noite
Cuide de meu amor, enquanto dorme esta noite

Um dia, em breve
Abriremos os olhos
Estilhaçaremos as janelas e voaremos

Um dia, em breve
Quando todas as palavras parecerem erradas
Seu coração baterá forte
E seguirá batendo

Skin & Bones | Inland (2013)
Jars Of Clay​


Alguém consegue viver sem isso? O contato humano cada vez mais escasso? Um sentimento tão forte (feito fraco) não pode ser apenas um sentimento ou uma ação. Ele está personificado nesta faixa, assim como a sabedoria foi personificada em Sister Mother, do Sixpence None the Richer.

O amor pode ser tanto quem exerce a ação como quem é objeto do amor, uma pessoa incorporada naquilo que o amor de fato significa, ações que fluem de amar o próximo, do amor Ágape, do amor no centro de tudo, do ser amor.

O amor tem que ser aspiração, o parentesco por que deveríamos anelar; amor como mãe, pai, avós, irmãos, filhos, primos, sobrinhos, netos, amigos. Não é uma teoria ou conceito apenas, não é ciência, nem filosofia. É alguém presente. A materialização do eu exercendo o chamado humano.

O amor personificado não espera exclusividade de tempo. Não posso incorporar o amor em tempo parcial, ele deve ser o condutor o tempo todo, mesmo quando não seguimos seus comandos. Alimente bons atos mas entenda que nem todos serão recebidos como atos de amor e nem sempre seremos capazes de conceber esses atos. Não se sinta frustrado.

Experimente ações simples como estar presente, escutar, tocar, abraçar. A linguagem é universal e ao mesmo tempo pode ser única, pessoal. Ao perceber que há uma diversidade de dialetos na personificação do amor, compreenderemos que ainda temos muito que aprender.

"Quando chega a morte, não é da nossa ternura que nos arrependemos: é da nossa severidade" ― George Eliot

2 comments:

Anitha said...

Eu demorei mas li. :)
Eu estive pensando bastante nisso por esses dias, e várias situações me colocaram nessa posição de ser ou receber o amor. E não compreender também como é possível que tantos hoje preferem aquela panela de "amar apenas os meus"... Talvez porque não conhecemos esse amor se não conhecemos ao Deus que É amor ou nunca experimentamos a dor do outro. Mas eu vejo um mundo que está se distanciando cada vez mais de experimentar ambos. :/

Ps. Meu problema maior no início de conversão foi entender a graça. Não fazia o menor sentido pra mim. Eu precisei experimentar para aceitar e levar aos outros também.

Juca said...

Joy, fica tão fácil entender o amor como um ser, quando abraçamos a certeza de que Deus em si é amor, ele não emana o sentimento, Ele o é. Seu existir independe de mim, se não o recebo, ele é autônomo para continuar sendo quem é, mas se o recebo, passamos a ser juntos, um amor compartilhado.