Saturday, May 02, 2009

Tinted Windows
Chicago, IL
30 de Abril 2009









Chicago, com sua complexidade e arte, inspira show do Tinted Windows e nao podia ser em melhor local do que no coracao da cidade e n'um clube, onde grandes e interessantes nomes na historia da musica independente e universal tocaram nos ultimos 15 anos, entre eles The Rolling Stones, Macy Grey, Sonic Youth, The Killers, Maroon 5, Michelle Branch, Bad Religion etc, alem de bandas referencia para o Tinted Windows, como The Buzzcocks e as bandas originais de tres dos membros: Cheap Trick, Fountains of Wayne e Smashing Pumpkins. Foi nesse cenario de alternatividade e historia de musica que a banda esgotou os ingressos do Double Door, cuja capacidade maxima e de apenas 550 pessoas.




James Iha, ex-Smashing Pumpkin, o recatado rockeiro Adam Schlesinger do Fountains of Wayne, multi-capas de revistas adolescentes do final dos anos 90, R&B Taylor, Hanson e o old-school na area, desde os bons tempos do power-pop, Bun E. Carlos, do Cheap Trick formam o novo time a reavivar as gravatas estreitas, calcas apertadas e os “tra-la-las” da musica. Semelhante ao Cheap Trick, outras bandas e musicos nesse mercado vieram de galerias e subdivisoes em Illinois, logo ter convidado o Bun foi conveniente. Mesmo depois de mudar para New York em 2001, Iha manteve um lugar para si em Chicago, pois confessa que sente falta da pizza.



Varios marcadores sao atribuidos deliberadamente as bandas e seus estilos musicais e com o power-pop nao tinha que ser diferente. Qualquer som que seja amplificado, mesmo que de longe e que seja cantavel, parece ser candidato ao power-pop. Nos anos 60, The Who foi chamado de power-pop, mas o termo so ganhou sua identidade de rock & roll nos anos 70.



Nessa epoca, grupos britanicos passaram a tocar heavy metal ou glam rock, mas os Americanos nunca se recuperaram da invasao britanica e muitos grupos definiram o som como “melodias grudentas e solos memoraveis”.



Power-pop propositalmente se caracteriza por musicas sem grande profundidade ideologica ou filosofica e convida pessoas que se interessam por hits das radio e que querem curtir esse som numa sexta-feira a noite, sem se preocupar com o termino do fim de semana. “Tem sido algo divertido, nada serio ou dramatico, nao pensamos muito em nada disso” diz a banda.



Tinted Windows atende a todos os pre-requisitos de um grupo de bom gosto nota A, com intensidade em suas habilidades, alem de serem 'legais e pops', essa e uma formula que eles tem competencia para executar. Com refroes que colam na mente, Iha adiciona potencia, criando camadas com os vocais soprano do Taylor. Eles admitem que ao se ler sobre a dupla 'Iha e Taylor', parece ser algo improvavel.



“Sou conhecido por causa do Pumpkins e A Perfect Circle, que sao bem mais pesadas.” diz Iha.



No entando se tirar os vocais das faixas no cd, quase nada mudou no som do Iha. Quanto ao Taylor, ainda o menino androgino na mente de pessoas neutras ou que nunca tiveram interesse em investigar sua banda original (mas condenam injustamente), seus vocais soam ainda inocentes.


O nome da banda nao tem nada fantastico por tras dele, e apenas algo carregado de humor. O nome original seria "Big Guys", tambem consideraram "Winter Shutters", mas escolheram "Tinted Windows".
A ideia surgiu como uma brincadeira quando comecaram a trabalhar na banda e acabou ficando, algo intencionalmente zoado, como se fosse o nome de alguma banda cover bem ruim ou algo parecido.

Lamentavel para quem esta gostando do trabalho, mesmo contendo sinceridade e som agradavel, bandas assim tendem a desaparecer, por varias razoes.


Kind of a Girl”, primeiro single, foi um disparo docil feito pela Tinted Windows. Nessa formula, eles acrescentam garotas e adolescentes aos titulos e letras das musicas, que demonstram ser quem mais povoam musicas do estilo, porem esse genero liberal tem apenas a intencao de se criar um apelo universal, em vez de grandes revelacoes.



“Musicalmente, o show ao vivo e bem projetado. Ao vivo, somos uma banda de 5 caras (quinto: guitarrista Josh Lattanzi). Todas as musicas podem ser muito bem tocadas ao vivo. Os arranjos sao simples no cd. Sem duvida, temos totais condicoes de tocar todas as musicas do cd”, diz Schlesinger.



Aproveitando o gancho nessa citacao do Adam e confirmando o que ele informou, o set list do primeiro show da banda em Chicago foi: (eles retornarao ao clube dia 20 de Junho)



- Take me back
- Can't get a read on you
- Without love
- Dead Serious
- Messing with my head
- New Cassette
- Back with you
- Cha cha
- We got something
- The Dirt
- Kind of a girl
- Doncha Wanna



Encore:
- Nothing to me
- I don't mind (cover)



Antes da Tinted Windows, uma banda de abertura tocou (nao sei o nome). O som foi bom, aqueceu, mas era divagante na proposta e para a ocasiao. Eram simpaticos e bem humorados, agradeceram o Tinted Windows pela oportunidade.



Quando TW entrou, aconteceu o esperado, brados de loucura… todos a postos e “Take me back” foi a primeira musica do show. Taylor estava em seu melhor visual Tinted Windows, usava camisa discreta quadriculada, gravata skinny e calca justa pretas e sapatos pretos. Parecia estar confortavel sobre o publico que via.



A maior frustracao para quem queria guardar lembrancas dos momentos do show, foi nao poder usar maquinas fotograficas, mesmo assim, com pouco tempo de show, varias pessoas revelaram ter usado o truque de trazer baterias extra.



Na sequencia, as excelentes “Can't get a read on you” e “Without love” mostraram um Taylor bem mais intimo das notas e serviram de aquecimento para o que eu penso ser o melhor momento do show: “Dead Serious”, melodia reminiscente de musicas cantadas por Taylor, em sua banda original. Varias pessoas cantavam junto, havia menos expressoes de loucura pelo rostinho bonito da banda.



Ate entao (e posteriormente), em todas as faixas, Taylor tocou o “tambourine” (que dava pra ouvir), exceto nessa musica.



Mantendo o setlist com uma das melhores do cd, o segundo single tambem caracterizou um momento agitado, “Messing with my head” levantou o publico novamente.



New Cassette” foi introduzida pelo Taylor, com uma piadinha sobre o novo “cassette” deles ter sido lancado na semana passada. Infelizmente ela nao esta no cd americano, pois e uma das melhores da banda. Ainda bem humorado, Taylor comenta sobre o calor que estava fazendo la dentro, principalmente no palco, pequeno e tomado por luzes. O clima do show caiu de novo, com “Back with you”.



Proxima musica, “Cha Cha”, Iha troca de guitarra e a nostalgia intensifica, aumentei minha intensidade tambem. “We got something” e “The Dirt” (tambem nao esta no cd, Taylor tocou um “ganza”), fizeram bons fillers, mas nada demais. Entre uma musica e outra, Adam comentou sobre o Taylor gostar demais de pizza em Chicago, portanto havia comido muitos pedacos antes do show, ao ponto de lhe o zoarem dizendo: “E o show?” Muitas risadas nessa hora.



Mais um momento alto do show, Taylor fez outra piadinha, introduzindo “Kind of Girl”, dizendo que iam tocar uma musica nova e perguntou se estavamos nos divertindo. Velha a piada, mas o publico curtiu o som e cantou com a banda.



Doncha Wanna” fechou o show e a banda saiu pela lateral do palco. Como eu ja imaginava e ja estava anotando no celular, eles voltaram para um encore de 2 musicas. “Nothing to me” e o cover do The Buzzcocks, “I don't mind”. Pena que a saida do som estava horrivel, tornando o microfone insuportavel. A banda retornou ao backstage e nao voltou, nem deu autografos.



Detesto admitir que o publico, ainda que misturado, era notavelmente de fans do Hanson em sua maioria. A banda nao levou cds para vender, tinham apenas camisas e bottons.



Percebi uma banda cuja tecnica, capacidade e qualidade sao incontestaveis. Sao bem organizados, seguem o setlist a risca. Essa metrica, porem, parece tornar a banda formal e fria, nao permitindo que os fans se relacionem com ela durante o show, o que cria um pseudo-dialogo publico-banda, muito menos depois do show.





A agenda da banda ainda nao esta muito ocupada, mas a banda ja encara a realidade de uma turne de fato, que devera ser encaixada com a agenda do Cheap Trick. Os Hanson anunciaram que a turne antes prevista para o verao americano nao acontecera mais, portanto vao se dedicar apenas ao processo de gravacao e producao de seu novo album.

No comments: