Tuesday, March 09, 2010

"Thinkin' about something" - Novo Single do Hanson, Novo Clip e Novos Ahhhhhhhhhs!!!


"Thinkin' about something" é o primeiro single do novo trabalho do Hanson, "Shout it out", que será lançado dia 8 de Junho de 2010.

Desde o evento para membros do fan club oficial em Maio de 2009, temos ouvido músicas que foram elaboradas para o novo cd, sendo possível perceber qual direção a banda está assumindo com o novo trabalho. Eventos recentes em torno da banda, apenas confirmam decisões maduras e conscientes, zelo e compromisso do trio com a arte, música, cultura local e universal, jamais aventurando sua integridade de banda distinta e digna de suas influências, em detrimento a busca por sucesso e reconhecimento da mídia.

A banda tem se empenhado para integrar suas influências de Soul e R&B, como citou a revista Rolling Stone: "Billy Joel, Steve Winwood e discos clássicos da Stax e Motown", em seu característico som pop-rock, que Zac já havia declarado que soaria mais pop, em seu quinto cd de estúdio. Profissionais como Jerry Hey (arranjador de instrumentos de sopro em cds do Michael Jackson e no Underneath) e Bob Babbitt se uniram à banda nos primeiros instantes de construção do cd, na cidade de El Paso, Texas. Desde então, todo o processo tem sido conduzido em Tulsa, OK e Hollywood e desde o início, já tinha características fortes reminiscentes do som dos anos 60 e 70.

O detalhe jamais esperado deste clip é o elemento dança. Eu amo dança e a entendo como um formato da arte universal, que está presente em tudo que fazemos em nossas vidas, no entanto é surpreendente que 13 anos depois de seu estouro, o Hanson tenha escolhido usar movimentos coreografados nesse primeiro clip de "Shout it out". É ousado e arriscado para o Hanson em particular, mas o objetivo da banda é bem claro, ao tomar essa direção e é condizente com seu lema de conciliar ações conscientes sociais, com a energia e vibração de nossa geração.

Depois de participar da gravação do clip de "Thinkin' about something", a impressão que tive foi apenas uma: Diversão; E a identidade do clip é isso mesmo: Diversão. A inspiração saiu do vídeo de "Shake a Tail Feather". A música foi escrita por Otha Hayes, Verlie Rice e Andre Williams, gravada em 1963, mas já foi re-gravada por inúmeras bandas, sendo Ray Charles talvez o mais notável. Sua versão está no dvd "The Blues Brothers" de 1980, com Dan Ackroyd and John Belushi, nas cenas em que ele aparece no filme, incluindo cenas de pessoas dançando do lado de fora do "Ray's Music Exchange", em Chicago, com movimentos típicos dos anos 60, conhecidos como "Twist", "Monkey", "The Frug" e "Mashed Potato". O conceito é simples: "Um tributo ao filme", que foi um grande sucesso da época, com performances musicais de Aretha Franklin, James Brown, Cab Calloway, Ray Charles e John Lee Hooker.

"O vídeo tem por objetivo recriar a cena de 'Shake Your Tail Feather' do dvd the Blues Brothers, uma cena fantástica com Ray Charles. No filme, ela aconteceu em Chicago, mas o nosso está sendo em Tulsa". Zac, em entrevista para a mídia local.


"Shake a Tail Feather" é um dos covers favoritos dos fans do Hanson, desde seu dvd de 1998, "Live from Albertane". Como brinde aos membros do FC, a banda deu bótons com o escrito "Tay's Music Exchange", aparentemente algum detalhe que aparecerá no clip, fazendo mais uma conexão com o vídeo original.
.
::
"Na semana passada filmamos o clip de "Thinkin' about something", o primeiro single de nosso novo cd "Shout it out". O clip é uma recriação de uma cena do filme "The Blues Brothers", em que o Ray Charles canta "Shake your tail feather". Nos divertimos muito fazendo esse clip, não só porque esse é um de nossos filmes preferidos de todos os tempos, mas também por causa da quantidade de fãs que compareceram e dançaram com a gente na rua. O resultado foi incrível, com mais de 300 pessoas (que é bem mais gente que tem no filme), lotando as ruas de Tulsa. Estamos muito empolgados para que todos vejam esse clip." Hanson, na Newsletter de 14 de Março.

O clima das gravações era de todo especial. Primeiramente, os fãs foram convidados a irem a Tulsa, para fazerem parte das gravações. Poderiam ter recrutado 500 pessoas da comunidade local, para serem figurantes, mas a banda possui um fanbase super dedicado e resolveu nos honrar, com essa oportunidade ímpar e se surpreenderam com a resposta e não vêem a hora de todos nós podermos ver o resultado. O local das gravações foi o bairro histórico de Greenwood, no cruzamento da Rua Greenwood, com Archer. Ali funcionam ainda lanchonetes, salões de beleza, lojas de roupas masculinas, sapataria, pequenos negócios, escola, empresas de transporte, centro cultural etc. Os prédios antigos foram bem propícios e a banda alugou quatro carros antigos, para compor o cenário externo.

Contaram com a polícia local, para manter o trânsito naquela intersecção fechado. Membros do FC oficial receberam o bóton e lápis personalizado da banda, biscoitinhos e bebidas. Taylor, Isaac e Zac se movimentavam a vontade entre os fãs, que mantiveram a cooperação o tempo todo. Quando a emoção esquentava, os três sabiam lidar com a situação, como sempre, muito simpáticos. Toda a família estava presente e como sempre, muito atuantes e úteis em tudo. Parentes e amigos em massa.

Durante as gravações, havia descontração e interação entre eles e fãs. Eles estavam bem a vontade, ensaiando passos e fazendo palhaçadas como sempre. Inicialmente, fui para o fundo da rua, mas imediatamente mudei para a frente. Queria ficar perto, de onde eu poderia vê-los também. Veja meu vídeo aqui.

A coreografia foi simples: 3 passos para a esquerda, clap embaixo, 3 para a direita, clap em cima, repete para a esquerda, repete para a direita, com um giro. Twist até o chão e sobe, 8 tempos, braços esquerdo dobra, direito dobra, esquerdo, direito, tapa na bunda 4x, enquanto pisa esquerdo, direito, esquerdo, direito; braços de novo, bunda de novo e volta no começo ... Essa é a cena final do clip, que culmina na algazarra, com berros, saltos, giros etc. Fizemos isso umas 50 vezes, com eles. Estava frio demais, mas o corpo esquentou rapidamente. Entre uma tentativa e outra, era ótimo observar o comportamento dos três. Terminamos as gravações e eles sortearam 5 dvds "The Blues Brothers" autografados. A Luiza do Brasil foi uma das ganhadoras! Cantaram também um pedacinho da música Acapella, veja meu vídeo aqui.


Tirei uma foto com o Zac e uma com o Taylor, que me elogiou; disse que amou o suéter que eu estava usando e que era exatamente o que eles queriam, para figurino do clip.

Tivemos uma longa pausa, das 13h às 15h. Eles se retiraram para almoçar e descansar. Voltaram ao local #2, mas não dançaram mais, nem gravaram outras cenas com eles. Eram gravações da cena do grupo de bailarinos em frente à parede grafitada, que também está no clip do Ray Charles. Os fãs podiam observar da calçada. Eles estavam lá o tempo todo. Zac principalmente. Ike aparecia pouco, pois estava dando atenção a sua família. Taylor dava palpites nas gravações, câmeras, ângulos etc. Após as gravações, próximo das 18h, tiveram um momento de descontração com toda a equipe, coreógrafa, bailarinos etc e finalmente, mais fotos e autógrafos com os fãs. Felizmente, tivemos coragem de pedir ao Ike, para tirar uma foto de grupo, com os fãs brasileiros (micos envolvidos). Ele concordou e chamou o Taylor. Infelizmente, Zac já havia se retirado.



Entre outros projetos, a banda se desligou recentemente do mundo, para mais uma edição de seu retiro musical, "Fool's Banquet", que reúne amigos e novos convidados, para uma semana de composição, evento que os fãs adoram. Além disso, a agenda da banda está cheia, para os próximos meses, até o lançamento do cd. 5 shows exclusivos estão agendados e esgotados, que formam o "FIVE of FIVE", em que a banda executará ao vivo, um a um de seus cds de estúdio. Várias outras datas foram agendadas para o "Bamboozle Festival". Para mais infomações, visite:
www.hanson.net.
::
Beijos a Líliam, Bella, Luíza, Lara e Gabi, que estavam nas gravações também!
::
Nota: A pedido da banda, todos que leram e gostaram, ajudem-me a divulgar essa matéria sobre o novo single, novo clip e novo cd, e twittem a palavra #shoutitout!
::

4 comments:

Lilian Custodio said...

awesome!!!
Nossa c descreveu td com as palavras certas, apesar de que eu ainda nao consigo achar as palavras certas p/ descrever esse final de semana em Tulsa!!!!

;)

LARA said...

ahahahahahhahaha "Micos envolvidos" foi a melhor parte! ahhahahha
AMEI, Juca!

sima said...

vc escreve tão bem!!!

Tatiana said...

Arrasou Júnior. Adorei o texto e o suéter rsrsrs