Cético, apenas seu jeito de ser
você age como um incrédulo
toca as cicatrizes e limpa as manchas
Resiste e foge
e se convence de não acreditar
em seja qual for a paz que não consiga ver
Você evoca palavras cegas
mundos cegos sucumbirão
Agindo pela lógica, não consegue encontrar
razão alguma para acreditar no amor
Você está cego
Crucifique e negue, passe adiante a culpa, incendeie a igreja
até que restem cinzas, lave suas mãos
Blind (Jars of Clay)
você age como um incrédulo
toca as cicatrizes e limpa as manchas
Resiste e foge
e se convence de não acreditar
em seja qual for a paz que não consiga ver
Você evoca palavras cegas
mundos cegos sucumbirão
Agindo pela lógica, não consegue encontrar
razão alguma para acreditar no amor
Você está cego
Crucifique e negue, passe adiante a culpa, incendeie a igreja
até que restem cinzas, lave suas mãos
Blind (Jars of Clay)
Por mais metáforas presentes na letra acima, a história de Dídimus está bem clara na letra, não há apenas conceitos alegóricos, ou reflexão da vida moderna. No entanto, é fácil para qualquer um identificar-se nos versos, seja por familiaridade com o contexto cristão, ou por referência secular de experiência de vida. A letra segue, de bofetões em bofetões, à última estrofe, que me chamou a atenção.
Crucifique e negue, passe adiante a culpa, incendeie a igreja
até que restem cinzas, lave suas mãos
Em muitas áreas do mundo, missão era lugar de residência de muitas Igrejas Católicas Romanas, onde os padres se viam conversando sobre pagãos no Cristianismo. Por vezes, as missões eram protegidas por soldados ou homens que serviam a um poder autoritário elevado, como a família real, ou o papado.
Por vezes, elas não eram benvindas, principalmente pelos pobres famintos, que viam os missionários e padres comerem bem e viverem sob um bom teto. Isso passou a ser ainda pior, quando a hipocrisia se tornou aparente, entre aquilo que a igreja pregava e o que ela de fato fazia. "Incendiar as igrejas, ou missões" era uma forma de revolta por parte dessas pessoas, congeladas e famintas, inspiradas pelo socialismo, cansadas da mentira da igreja.
Aparentemente, a letra pesa sobre:
- a igreja hipócrita com sua agendas fanáticas (fanatismo é "redobrar o esforço quando o objetivo foi esquecido", Santayana, 1863-1952) que age entre paredes fechadas de seus subclubinhos sociais, apontando dedos, em vez de discutir questões sociais de sua responsabilidade (pobreza e fome, para listar dois);
- incrédulos questionadores/ cristãos revoltados destruindo igrejas (grupos sociais) sem, contudo, solucionar questões relevantes com sua revolta;
Ambos agem, acima de tudo, não refletindo o amor/ paz. Ambos mundos cegos sucumbindo, mediante argumentos cegos.
Boa Páscoa!
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